domingo, 25 de outubro de 2015

DESCODIFICAÇAO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Raciocínio lógico
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
·         Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje. Portanto, a grama está molhada." É comum associar os matemáticos com este tipo de raciocínio.
·         Indução é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada." É comum associar os cientistas com este estilo de raciocínio.
·         Abdução significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a  premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e detetives.
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O pensamento inteligente ou, para ser mais exacto, o raciocínio dedutivo, era o recurso mental que o detective fictício Sherlock Holmes alegava usar para solucionar crimes. A imagem que Arthur Conan Doyle faz de Holmes é a de um racionalista calmo e implacável, que  tudo observa para detectar e interpretar as pistas mais importantes. Esse tipo de pensamento sistemático – a habilidade de manter em foco um objectivo enquanto trabalha com metas menores que conduzem ao todo – é um dos atributos especiais da mente humana. Uma habilidade essencial para desvendar passatempos lógicos é saber “pensar fora da caixa”, porque, mesmo com todas as pistas à mão, a resposta pode não ser a mais óbvia.
Assim como passatempos numéricos, os passatempos lógicos utilizam o lado esquerdo do cérebro. O pensamento inteligente geralmente exige observar “pedaços” de informações e reuni-los da mesma maneira que você montaria um quebra-cabeça ou as partes de um móvel modular. Pode ser preciso também ficar alerta aos detalhes visuais, além de recuperar e categorizar diferentes tipos de informações factuais, sejam elas apresentadas como números ou palavras, formas ou cores, ou uma mistura de tudo isso.
Outros processos mentais lógicos necessários são a decodificação de informações (por exemplo, descobrir como os códigos foram elaborados), detectar e utilizar sequências, formando em sua mente uma idéia do conceito por trás de um passatempo. Frequentemente você precisará testar idéias ou hipóteses diferentes sobre como as informações fornecidas em um passatempo se relacionam entre si, mas este processo de tentativa e erro é uma parte importante do raciocínio lógico.
Desenvolver sua habilidade de pensar e raciocinar de forma inteligente e usar os diferentes aspectos da lógica são a chave para ter sucesso na vida cotidiana, porque permitem resolver problemas práticos. Além disso, podem ajudar você a  beneficiar da capacidade de antecipar possíveis barreiras ao seu progresso.
Desafios de Raciocínio Lógico
A palavra “lógica” vem do grego logos, que significa “palavra, fala ou razão”. Alguns de nós chegamos a conclusões pelo caminho do detective, observando as evidências e informações disponíveis e avaliando as opções. Outros são mais instintivos. Os dois tipos de raciocínio podem exercitar-se com desafios e melhorar sua capacidade de análise e raciocínio.
Veja exemplos de passatempos que desenvolvem o raciocínio lógico e tente descobrir as respostas:
Desafio 1.Enigma
Minhas segunda e terceira
nos dão o que respirar.
Minhas segunda, quarta e quinta,
o que no basquete acertar.
Sem minhas terceira e quarta,
sou uma inverdade inculta.
Sem minha quarta meu preço é alto
e até gera culpa.
Sem minhas quarta e quinta,
sou ainda eu mesmo, em inglês.
Inteiro transporto cinco, mas
guio só um por vez.

Desafio 2.Palavras em fúria
Pense em palavras que terminem em -ria. Avaria e lataria são duas delas. Há apenas três palavras compondo a nossa língua. Qual é a terceira? Você  usa-a todo dia. Se você leu o enigma com cuidado, vai encontrar a resposta facilmente.
- http://www.selecoes.com.br/jogos-de-passatempo-para-desenvolver-seu-raciocinio-logico#sthash.dFePXkp0.dpuf                                                                                                                                                                                                                                                                                      INTERPRETAÇAO E APREENSAO          

 Ensinar a compreender é ensinar explicitamente estratégias para abordar um texto. Estratégias de comprensão são “ferramentas” de que os alunos se servem deliberadamente para melhor compreenderem o que lêem, quer se trate de ficção ou de não ficção. Essas estratégias ocorrem antes da leitura de textos, durante a leitura de textos e após a leitura de textos.
ESTRATÉGIAS A UTILIZAR DURANTE A LEITURA
Fazer uma leitura selectiva

Criar uma imagem mental ( ou mapa mental) do que foi lido ( associações, experiências sensoriais – cheiros, sabores – sentimentos, etc.)

Sintetizar à medida que se avança na leitura do texto

Adivinhar o significado de palavras desconhecidas

Se necessitar, usar materiais de referência ( dicionários, enciclopédias )

Parafrasear partes do texto


AUTOQUESTIONAMENTO

O que tenho de ler devagar e com muita atenção?
O que posso ler mais depressa?
O que não preciso de ler?
O que tenho de reler?
EX:
Se quero saber  a que horas é jogo de futebol, não preciso de ler a programação dos restantes canais. Posso ler depressa o nome dos programas até chegar ao que  quero.
De que imagens me lembro quando leio o texto?
Ex:
Do sabor do bolo?
Do calor na praia?

Qual a informação mais importante do parágrafo?
Como posso dizer a informação em poucas palavras?
Como é que descubro o significado da palavra?
Que é que a palavra me faz lembrar? ( associação de ideias)
Que pistas posso encontrar se ler o que está antes e depois das palavras?
Como posso dizer o mesmo que o autor, usando outras palavras?
Ex:
“ Veio a noite e quando o Sol nasceu o grão-vizir olhou em redor e não foi capaz de descobrir um único dos quatrocentos camelos”

Quando amanheceu o grão-vizir não viu nenhum camelo.

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