INSTITUTO SUPERIOR
POLITÉCNICO DE PORTO AMBOIM
PLANO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Português
--------2º ANO
Introdução
Através
da língua, o ser humano comunica, tem acesso à informação e defende pontos de
vista, partilha ou constrói visões do mundo, produz conhecimento, portanto o
papel da escola na aquisição da língua oral e escrita é extremamente
importante, garantindo a todos os alunos o acesso a saberes linguísticos
necessários aos exercícios da cidadania.
Os
seres humanos apreendem a realidade e constroem-na, na medida em que
relacionam-se com o outro, atribuindo assim, sentido ao seu próprio viver,
permeado pelo exercício efectivo da linguagem.
Objectivos:
Ler e interpretar diferentes textos;
Produzir textos diferentes géneros;
Compreender as normas gramaticais em função do contexto;
Desenvolver a capacidade oratória.
Conteúdo Programático:
1.Introdução
à leitura, interpretação e produção de texto;
1.1.
Interacção
emissor/receptor. Estratégias;
1.2.
Leitor
sujeito activo. Imagem –imagética. Literarização e socialização;
1.3.
Tipos
de texto. Caracter linguístico e sociocognitivo;
2.Texto
dissertativo de carácter científico;
2.1. Introdução-
desenvolvimento- conclusão;
2.2. Objectividade.
Sistematização de dados;
3.Texto
informativo técnico;
3.1. Principais
funções e características próprias;
3.2. Natureza técnica do texto;
4.Coesão
e coerência textual;
4.1. Uso correcto de termos responsáveis pelo
encadeamento do texto, garantindo a
união entre as partes de um todo;
4.2. Harmonia e ausência de contradição no
texto;
5.Técnicas
para composição de resumos;
5.1. Condensação
fiel das ideias ou dos factos contidos em um texto.
6. Normas
gramaticais aplicáveis ao texto;
7. Oratória;
7.1.Conceito, o medo de falar em público, o
que um orador pode e não pode fazer, exercícios de relaxamento, qualidades do
orador, o público, questões práticas;
8. Recursos áudio
visuais: vantagens e desvantagens;
9. Tipologia
textual: resenha, artigo cientifico e relatório;
9.1. Resenha. Procedimento
selectivo filtrando os aspectos pertinentes do objecto, relativo à intenção
prévia definida, descritiva ou crítica;
9.2. Artigo
científico: Conteúdo com abordagens actuais, novas, diferentes;
9.3. Relatório:
Relatar toda a actividade desenvolvida, desde o planejamento até ás conclusões,
de maneira concisa;
Metodologia
Número de aulas: 4/ semana
Tempo de aula: 50 minutos.
Estratégia
Recursos
didácticos
Manuais, quadro, projector, audio-visual.
Avaliação
Diagnóstica, formativa e somativa.
-Provas orais: 40%
Escritas: 40%
Trabalhos individuais e em grupos: 20%
(Participação, interesse e capacidade de interpretação).
Bibliografia
recomendada
Estrela, Edite & Pinto-Correia, J. David (2001). Guia Essencial
da Língua Portuguesa para a Comunicação Social. Lisboa: Editorial Notícias
(5ª edição).
Bergstrôm, Magnus
(2004). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Lisboa:
Editorial Notícias (47a edição).
Cunha,
Celso & Cintra, Lindley (2002). Nova Gramática do Português
Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa (17ª edição).
Ventura; Helena (2003). Guia de Verbos com Preposições. LIDEL.
Miguel, Maria Helena,
Convergências (s/d). Manual Universitário de Português. Luanda.
Pinto, José Manuel de Castro &
Lopes, Maria do Céu Vieira (2004). Gramática do Português Moderno.
Lisboa: Plátano Editores (5ª edição).
Freire,
António (1996). Técnicas de Expressão do Português. Braga: Edições APPACDM.
Campbell,
John (1993). Técnicas de Expressão Oral. Lisboa: Editorial Presença
(1ª edição).
Carvalho,
J. A. B. (1999). O ensino da escrita – da teoria às práticas
pedagógicas.
Braga:
Instituto de Educação e Psicologia. Universidade do Minho.
Amor,
Emília (2006). Didáctica do Português: Fundamentos e Metodologia.
Lisboa: Editora Texto Editores (6ª edição).
Casteleiro,
J. M. & Correia, P. D. (2008). Atual – O novo acordo ortográfico. Lisboa:
Texto Editora (2º edição).
Teyssier,
Paul (1994). História da Língua Portuguesa. Lisboa: Livraria Sá da
Costa Editora (6ª edição).
Duarte,
Inês (2000). Língua Portuguesa - Instrumento de Análise. Lisboa:
Universidade Aberta.
Oliveira,
Maria Manuel (2005). Fábrica do Texto – Guia para a produção de
diferentes tipos de textos. Cascais: Arte Plural Editores.
Porto
Editora (2008). Dicionário de Verbos Portugueses. Porto: Porto
Editora.
Queneau,
Raymond (s/d). Exercícios de Estilo. Lisboa: Colibri.
Porto
Editora (2008). Dicionário de Verbos Portugueses. Porto: Porto
Editora.
Monteiro,
Deolinda, & PESSOA, Beatriz (1999). Guia Prático dos Verbos
Portugueses. Lisboa: Lidel. Laranjeira, Pires (1996). Literaturas
Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: Universidade Abert
Sem comentários:
Enviar um comentário