sábado, 8 de março de 2014

PLANO DA DISCIPLINA EEO


INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE PORTO AMBOIM

 

 PLANO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Português --------2º ANO

 

Introdução

Através da língua, o ser humano comunica, tem acesso à informação e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões do mundo, produz conhecimento, portanto o papel da escola na aquisição da língua oral e escrita é extremamente importante, garantindo a todos os alunos o acesso a saberes linguísticos necessários aos exercícios da cidadania.

Os seres humanos apreendem a realidade e constroem-na, na medida em que relacionam-se com o outro, atribuindo assim, sentido ao seu próprio viver, permeado pelo exercício efectivo da linguagem.

 

Objectivos:

Ler e interpretar diferentes textos;

Produzir textos diferentes géneros;

Compreender as normas gramaticais em função do contexto;

Desenvolver a capacidade oratória.

Conteúdo Programático:

 

1.Introdução à leitura, interpretação e produção de texto;

 

1.1.        Interacção emissor/receptor. Estratégias;

 

1.2.        Leitor sujeito activo. Imagem –imagética. Literarização e socialização;

 

1.3.        Tipos de texto. Caracter linguístico e sociocognitivo;

 

2.Texto dissertativo de carácter científico;

 

2.1.     Introdução- desenvolvimento- conclusão;

 

2.2.     Objectividade. Sistematização de dados;

 

3.Texto informativo técnico;

 

            3.1.     Principais funções e características próprias;

 

3.2.     Natureza técnica do texto;

 

4.Coesão e coerência textual;

 

4.1.     Uso correcto de termos responsáveis pelo encadeamento do    texto, garantindo a união entre as partes de um todo;

 

4.2.     Harmonia e ausência de contradição no texto;

 

5.Técnicas para composição de resumos;

 

            5.1.     Condensação fiel das ideias ou dos factos contidos em um texto.

 

6. Normas gramaticais aplicáveis ao texto;

 

7. Oratória;

 

7.1.Conceito, o medo de falar em público, o que um orador pode e não pode fazer, exercícios de relaxamento, qualidades do orador, o público, questões práticas;

 

8. Recursos áudio visuais: vantagens e desvantagens;

 

9. Tipologia textual: resenha, artigo cientifico e relatório;

 

9.1. Resenha. Procedimento selectivo filtrando os aspectos pertinentes do objecto, relativo à intenção prévia definida, descritiva ou crítica;

 

9.2. Artigo científico: Conteúdo com abordagens actuais, novas, diferentes;

 

9.3. Relatório: Relatar toda a actividade desenvolvida, desde o planejamento até ás conclusões, de maneira concisa;

 

Metodologia

Número de aulas: 4/ semana

Tempo de aula: 50 minutos.

Estratégia

Expositivo-dialogal, trabalhos (individual e em grupo ), seminários e debates

 

Recursos didácticos

Manuais, quadro, projector, audio-visual.

Avaliação

Diagnóstica, formativa e somativa.

-Provas orais: 40%

 Escritas: 40%

Trabalhos individuais e em grupos: 20%

(Participação, interesse e capacidade de interpretação).

 

Bibliografia recomendada  

Estrela, Edite & Pinto-Correia, J. David (2001). Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social. Lisboa: Editorial Notícias (5ª edição).

Bergstrôm, Magnus (2004). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Notícias (47a edição). 

Cunha, Celso & Cintra, Lindley (2002). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa (17ª edição). 

Ventura; Helena (2003). Guia de Verbos com Preposições. LIDEL. 

Miguel, Maria Helena, Convergências (s/d). Manual Universitário de Português. Luanda. 

Pinto, José Manuel de Castro & Lopes, Maria do Céu Vieira (2004). Gramática do Português Moderno. Lisboa: Plátano Editores (5ª edição). 

Freire, António (1996). Técnicas de Expressão do Português. Braga: Edições APPACDM. 

Campbell, John (1993). Técnicas de Expressão Oral. Lisboa: Editorial Presença (1ª edição). 

Carvalho, J. A. B. (1999). O ensino da escrita – da teoria às práticas pedagógicas.

Braga: Instituto de Educação e Psicologia. Universidade do Minho. 

Amor, Emília (2006). Didáctica do Português: Fundamentos e Metodologia. Lisboa: Editora Texto Editores (6ª edição).  

Casteleiro, J. M. & Correia, P. D. (2008). Atual – O novo acordo ortográfico. Lisboa: Texto Editora (2º edição). 

Teyssier, Paul (1994). História da Língua Portuguesa. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora (6ª edição). 

Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa - Instrumento de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. 

Oliveira, Maria Manuel (2005). Fábrica do Texto – Guia para a produção de diferentes tipos de textos. Cascais: Arte Plural Editores. 

 

Porto Editora (2008). Dicionário de Verbos Portugueses. Porto: Porto Editora. 

Queneau, Raymond (s/d). Exercícios de Estilo. Lisboa: Colibri. 

Porto Editora (2008). Dicionário de Verbos Portugueses. Porto: Porto Editora. 

Monteiro, Deolinda, & PESSOA, Beatriz (1999). Guia Prático dos Verbos Portugueses. Lisboa: Lidel. Laranjeira, Pires (1996). Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: Universidade Abert

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