Designação da
cadeira:
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LÍNGUA PORTUGUESA I
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Regime
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Anual
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Posição no curso:
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1º. Ano
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Tempos lectivos
semanais:
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4 teórico-práticos
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Precedência
obrigatória:
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Não tem
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INSTITUTO
SUPERIOR POLITÉCNICO DE PORTO AMBOIM
OBJECTIVOS
Consideram-se objectivos da disciplina
de Língua Portuguesa:
1.Compreender enunciados orais e escritos.
.Interpretar
diferentes tipos de enunciados escritos e orais.
.Reflectir
sobre a informação captada, relacionando-a com outras
informações da sua própria experiência;
.Deduzir
sentidos implícitos;
.Avaliar
a intencionalidade e a eficácia comunicativa;
2.Produzir enunciados orais.
.Utilizar
uma expressão oral fluente, correcta adequada a diversas
situações de comunicação;
.Participar
em distintas situações de comunicação oral, de acordo
com as normas e as técnicas específicas;
.Mobilizar
de forma activa os recursos expressivos, linguísticos
e não linguísticos;
3.Produzir
enunciados escritos.
.Utilizar as técnicas basilares da
composição de diversos géneros
textuais, com vista a um progressivo
aperfeiçoamento da expressão
escrita;
.Produzir textos de diferentes
géneros – expressivos, informativos,
Utilitários e argumentativos –
demonstrando o domínio das capacidades
linguísticas e técnicas requeridas;
.Realizar uma reflexão linguística,
a partir de situações de uso, em
actividades de compreensão e de
expressão;
.Adquirir métodos e técnicas de
pesquisa, registo e tratamento de
de informação;
4.Integrar
as realizações linguísticas e as produções literárias na história
e na cultura nacional e universal.
5.Diversificar
as suas experiências de leitura.
.Ler de forma expressiva,
respeitando os sinais gráficos;
.Utilizar a leitura como fonte de
informação para múltiplas finalidades;
.Relacionar o que lê com as
experiências, sentimentos e valores
próprios e dos outros;
.Reconhecer afinidades e/ou
contrastes entre vários espaços, épocas e
tipos textuais;
.Apreciar criticamente diferentes
tiposde textos, suportando critérios
Pessoais e não pessoais;
.Adquirir métodos e técnicas de
pesquisa, registo e tratamento de
informação;
PROGRAMA
1. COMUNICAÇÃO
EM LÍNGUA PORTUGUESA – SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO
1.1. Situações / contextos de comunicação
1.2. A oralidade e a escrita
1.2.1. Regras
das exposições orais
1.2.2. Regras
das exposições escritas
1.3. As formas de tratamento pessoal
2. REFLEXÃO
SOBRE A LÍNGUA E MELHORAMENTO DA COMPREENSÃO E DA EXPRESSÃO
2.1. Níveis de reflexão fonética e fonológica
-sílaba e
palavra
-sílaba tónica
e sílaba átona
-acento,
entoação, pausa, ritmo
2.2. Léxico
-campo
lexical
-família
de palavras
-alargamento
e renovação do léxico: neologismos e estrangeirismos
-abreviaturas,
siglas, acrónimos amálgamas
-dicionário
e entrada lexical
-palavras
primitivas e palavras derivadas
-palavras
simples e palavras compostas
2.3. Morfologia
-classe de palavras variáveis e invariáveis
-classe dos substantivos: grau, género e número
-classe dos adjectivos: grau, género e numero
-processos
morfológicos de formação de palavras (derivação e composição)
2.4. Semântica
-polissemia
-denotação e conotação
-relações semânticas entre as palavras
-conectores do discurso
-natureza do vocabulário
-valores especiais dos tempos e modos verbais
2.5. Sintaxe
-tipos de frases
-frase e oração
-frases simples e frases compostas
-elementos fundamentais da frase
-processo de concordância dos elementos da frase
-conexão entre as partes do discurso
-orações coordenadas e orações subordinadas
2.6. Ortografia e Acentuação
-sinais auxiliares de escrita
-acentos gráficos
-regras de acentuação gráfica
-divisão silábica
-translineação
-relação fonética e gráfica entre as palavras
-uso da maiúscula inicial
3. ESCRITA
PARA APROPRIAÇÃO DE TÉCNICAS E MODELOS DIVERSIFICADOS
3.1.
O que é um texto
3.2.
Propriedades de um texto
3.2.1. Adequação
3.2.2. Coerência
3.2.3. Coesão
3.2.4. Progressão
temática
3.3.
Planificação do tema: explração do ema;
intencionalidade comunicativa; Adequação comunicativa; organização das ideias.
3.4.
Etapas da construção do texto:
3.4.1. Encadeamento
das partes do texto;
3.4.2. Construção
do parágrafo e da frase;
3.4.3. Pontuação
e acentuação;
3.4.4. Vocabulário
e ortografia;
4. TIPOS
DE TEXTOS E INTENÇÕES COMUNICATIVAS
4.1.
Texto descritivo
4.2.
Texto narrativo
4.3.
Texto de diálogo
5. DESCODIFICAÇÃO
DO RACIOCÍNIO LÓGICO
5.1.
O impacto e a importância do hábito da
leitura
5.2.
Interpretação e apreensão do sentido global
de textos de géneros diversificados
5.3.
O resumo e a síntese
6. DESCODIFICAÇÃO
E ELABORAÇÃO DO DISCURSO
6.1.
O RESUMO
6.2.
A SÍNTESE
6.3.
O SUMÁRIO
6.4.
O COMENTÁRIO
6.5.
Técnicas de redacção de um comentário
6.6.
O debate
6.6.1. Técnicas
de debate
7. TEXTO
EXPOSITIVO E /OU ARGUMENTATIVO
7.1.
Interpretação e apreensão do sentido global
de textos epositivos e augumentativos
7.1.1. Os
conectores de discurso e a coesão textual
7.1.2. Estrutura
do texto expositivo-argumentativo
7.1.3. Estrutura
do texto argumentativo
7.2.
Redacção de textos expositivos e/ou
argumentativos tendo em conta a análise crítica de temas actuais.
8. FORMAS
DE TRATAMENTO PESSOAL
8.1.
Distinção entre “TU” e “Você”
8.2.
A segunda e a terceira pessoa verbal
8.3.
O modo imperativo dos verbos
9. DESCODIFICAÇÃO
DO RACIOCÍNIO LÓGICO
9.1.
Leitura e interpretação de diferentes tipos
de textos
9.2.
Elaboração d e
sínteses e / resumos
9.3.
Redacção de comentários
10. TÉCNICAS
DE REDACÇÃO DE TEXTOS UTILITÁRIOS
10.1. Actas
10.2. Requerimento
10.3. Carta
comercial e não comercial
10.4. Cartas
de apresentação
10.5. Curriculum
Vitae
10.6. Relatório
simples
11. PRINCIPAIS EXPRESSÕES LATINAS DO MIUNDO
JURÍDICO
BIBLIOGRAFIA
·
Azeredo, M. Olga, Pinto, M. e Lopes, M. Carmo
(2009).DA COMUNICAÇÃO À EXPRESSÃO –
GRAMÁTICA DE PORTUGUÊS, Lisboa, Lisboa Editora.
·
Duarte, Inês. (2007).O CONHECIMENTO DA LÍNGUA: DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA. Lisboa,
Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
·
Gomes, Álvaro. (2009).GRAMÁTICA PEDAGÓGICA E CULTURAL DA LÍNGUA PORTUGUESA. Porto,
Edições Flumen/Porto Editora.
·
Moura, José de Almeida. 2003).GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS ACTUAL. Lisboa,
Lisboa Editora.
·
Oliveira,Fátima e Duarte,
Isabel Margarida (orgs.). (2004).DA
LÍNGUA E DO DISCURSO. Porto, Campo de letras.
Sítios na Internet:
http://sitio.dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Documents/Programas_LPEB.pdf
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